O Gordo está com fome

O dia a dia de um gordo nunca é facilitado. A permanente "larica" que sentimos não é nada fácil de controlar e a nossa luta começa logo a partir do momento em que tiramos os pés da cama e sabemos que é hora de tomar o pequeno-almoço. Desde logo o nosso cérebro não perde tempo (o órgão mais complexo do nosso corpo) e começa com as suas tentativas persuasivas para que a primeira refeição do nosso dia seja logo um docinho: E que tal um pastel de nata? Ou um croissant? E nós lá temos de nos mostrar fortes e contrariar essa vontade de gordo.

Felizmente os dias em que me deixava controlar por aquilo que o meu "cérebro de gordo" me dizia já lá vão. Hoje em dia eu controlo aquilo que eu como e sei perfeitamente aquilo que devo comer e o que devo evitar para que tenha um dia mais saudável.

Eu encaro o pequeno-almoço como a refeição mais importante do meu dia. Vai ser pelas escolhas que eu faço assim que acordo que as minhas restantes refeições se vão processar. Se começar o dia com um pequeno almoço saudável e nutritivo, o resto do meu dia será também ele feito por escolhas acertadas e sem chegar ao fim do dia com o sentimento de culpa. Caso contrário, se começar o meu dia a comer alimentos nada saudáveis, como os bolos ou os salgados, os refrigerantes ou as bebidas ricas em açúcar, sei que o resto do meu dia também vai ser afectado por essas más escolha.

Mas já que o pequeno almoço é assim tão importante, o que come o gordo quando acorda?

Bem posso dizer-vos que a minhas alimentação é muito variada. Não sou do tipo que opta por comprar um pacote de cereais e um pacote de leite e fazer disso a minha primeira refeição do dia durante o resto da minha vida (seria uma grande seca para ser sincero). Quando como tenho de sentir prazer, tenho de sentir que estou a comer algo que me está a fazer bem ao corpo e a mente e que acima de tudo me sacia a fome.

Então aquilo que faço é muito simples, sigo a nossa amiga pirâmide alimentar. Os hidratos de carbono complexos, acompanhados por uma proteína à escolha e fruta são alimentos obrigatórios e têm de estar sempre presentes na minha cozinha e nas minhas refeições (dou preferência à Aveia como hidrato de carbono complexo e à Banana como a fruta de eleição, já a proteína tenho tendência para variar mais as minhas escolhas). Geralmente, para que não sinta que estou a empurrar a comida logo pela manhã, gosto de fazer um batido (sempre à base de água) que inclua estes ingredientes principais. Para além destes principais ingredientes acrescento sempre um ou outro item para que o batido fique mais saboroso e composto (opto por colocar um pouco de canela para adocicar o batido e umas sementes variadas para o toque crocante). Como fonte proteica, dou sempre preferência ao ovo, uma vez que é uma das melhores fontes de proteína e não é muito dispendioso. Mas também gosto de variar e uma por outra como um queijo fresco, ou umas fatias de fiambre de frango ou então misturo um pouco de soja no batido.

E vocês que escolhas fazem para o vosso pequeno almoço?


Um abraço,

O Gordo



O Gordo tem nome

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram