É
certo e sabido que os blogues têm vindo a assumir um papel digno de
estudo dada a sua grande influência perante a nossa sociedade
actual, são verdadeiras máquinas de comunicação, informação e
até mesmo de publicidade.
Nos
últimos anos, os blogues cresceram exponencialmente (ao contrário
do que seria esperado) em áreas absolutamente distintas (umas mais
relevantes do que outras, está claro). Criados pela simples
necessidade de comunicar (a ideia fundamental de um blog a meu ver)
ou simplesmente centralizados numa vertente meramente publicitária,
a verdade é que manter um blogue não é tarefa para os fracos.
Ter
um blogue com pés e cabeça, capaz de gerar dinheiro para si e para
as Marcas que representa, para além de aumentar continuamente o
número de seguidores verdadeiramente dedicados e satisfeitos com os
nossos conteúdos é trabalho só para os mais fortes e mais
evoluídos.
Em
primeiro lugar e nos dias que correm, ficarmos limitados a debitar
publicações no blog é muito redutor, dado que temos outras tantas
formas de espalhar a nossa palavra e potenciarmos a propagação dos
nossos conteúdos (Facebook,
Instagram, Pinterest, Twitter e Youtube). Para além disso,
quem decide ser blogger tem sempre a tendência de analisar os seus
"rivais" e vive sempre na sombra dos "mentores"
que conseguiram (alguns) através do seu trabalho contínuo e
qualitativo alcançar o estatuto de celebridade, ou figura pública e
influenciar desta forma as grandes massas.
E
é de acordo com este "estatuto" alcançado pelos bloggers
que realmente começou a surgir o interesse das Marcas em se
associarem aos blogues. A oportunidade de poderem apresentar o seu
produto a um verdadeiro exército de fãs, capazes de seguirem todos
os passos do seu/sua blogger de eleição, não podia passar-lhes ao
lado (ainda por cima sabendo que podem manter no bolso milhões de
euros outrora despendidos em campanhas de marketing).
Nós
viemos também ajudar a segmentar a audiência com a qual as Marcas
pretendem trabalhar. O que as Marcas têm de fazer é simples,
analisam o blogue em questão e tentam perceber se a massa de
seguidores desse mesmo blogue se encontra dentro daquilo que procuram
e a partir daí só precisam de "fechar" parceria com a/o
blogger (normalmente através do envio do produto de eleição) e
ficarem a assistir à quebra de stock do produto quase imediata.
Acredito
que falo de uma pequena percentagem de bloggers que
são realmente capazes
de serem bem sucedidos perante as Marcas que publicitam e
essencialmente perante os seus seguidores. Para ser um blogger
influente é preciso muito mais do que expor um artigo/produto
na sua página ou uma boa cunha, é preciso ter uma escrita que
transmita verdade, que seja simples mas coerente e acima de tudo que
dê vontade e gosto de ler e comentar. Mas mais importante de tudo é
preciso manter-se sempre fiel às suas raízes e nunca esquecer da
principal razão pela qual se criou o blogue...
Obviamente
que não seria assim tão simples para um blogger, ou até mesmo para
as próprias Marcas. Por vezes uma má parceria pode ditar que o
produto não seja devidamente promovido e as coisas azedam.
Grande
parte de nós bloggers tem de começar a aceitar que nunca ou
dificilmente chegará ao nível do blogger figura pública e aceitar
aquilo que é, blogger com ideias próprias e com escrita própria e
que isso será sempre positivo. Não temos de ser cópias de ninguém
só para podermos ter as mesmas Marcas associadas e produtos
gratuitos. Se querem os produtos, trabalhem, ganhem o vosso
dinheirinho e comprem aquilo que gostam...
As
Marcas não têm de ser nossas "amiguinhas" e
oferecer produtos a todas e mais algumas só para manter o
círculo de bloggers satisfeito. As Marcas devem enviar os produtos
aos bloggers que são realmente influências e que trabalhem
verdadeiramente para tal (até porque vejo isso como uma troca de
moeda a bem dizer). Elas não dependem de nós para viverem ou
crescerem, a verdade é essa. Apenas aceitam trabalhar connosco para
seu belo proveito e maioritariamente, para nosso proveito. Ganhamos
muito mais em estarmos associados às Marcas do que elas ganharão
algum dia por se a associarem a alguns de nós.
Pensem
nisso e acima de tudo pensem sempre antes de debitarem ódio contra
as Marcas e colegas bloggers (Haters that´s for you!).
Um
abraço,
O Gordo.
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