Bloggers vs Brands - Round One

É certo e sabido que os blogues têm vindo a assumir um papel digno de estudo dada a sua grande influência perante a nossa sociedade actual, são verdadeiras máquinas de comunicação, informação e até mesmo de publicidade.

Nos últimos anos, os blogues cresceram exponencialmente (ao contrário do que seria esperado) em áreas absolutamente distintas (umas mais relevantes do que outras, está claro). Criados pela simples necessidade de comunicar (a ideia fundamental de um blog a meu ver) ou simplesmente centralizados numa vertente meramente publicitária, a verdade é que manter um blogue não é tarefa para os fracos.

Ter um blogue com pés e cabeça, capaz de gerar dinheiro para si e para as Marcas que representa, para além de aumentar continuamente o número de seguidores verdadeiramente dedicados e satisfeitos com os nossos conteúdos é trabalho só para os mais fortes e mais evoluídos.

Em primeiro lugar e nos dias que correm, ficarmos limitados a debitar publicações no blog é muito redutor, dado que temos outras tantas formas de espalhar a nossa palavra e potenciarmos a propagação dos nossos conteúdos (Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e Youtube). Para além disso, quem decide ser blogger tem sempre a tendência de analisar os seus "rivais" e vive sempre na sombra dos "mentores" que conseguiram (alguns) através do seu trabalho contínuo e qualitativo alcançar o estatuto de celebridade, ou figura pública e influenciar desta forma as grandes massas.

E é de acordo com este "estatuto" alcançado pelos bloggers que realmente começou a surgir o interesse das Marcas em se associarem aos blogues. A oportunidade de poderem apresentar o seu produto a um verdadeiro exército de fãs, capazes de seguirem todos os passos do seu/sua blogger de eleição, não podia passar-lhes ao lado (ainda por cima sabendo que podem manter no bolso milhões de euros outrora despendidos em campanhas de marketing).

Nós viemos também ajudar a segmentar a audiência com a qual as Marcas pretendem trabalhar. O que as Marcas têm de fazer é simples, analisam o blogue em questão e tentam perceber se a massa de seguidores desse mesmo blogue se encontra dentro daquilo que procuram e a partir daí só precisam de "fechar" parceria com a/o blogger (normalmente através do envio do produto de eleição) e ficarem a assistir à quebra de stock do produto quase imediata.

Acredito que falo de uma pequena percentagem de bloggers que são realmente capazes de serem bem sucedidos perante as Marcas que publicitam e essencialmente perante os seus seguidores. Para ser um blogger influente é preciso muito mais do que expor um artigo/produto na sua página ou uma boa cunha, é preciso ter uma escrita que transmita verdade, que seja simples mas coerente e acima de tudo que dê vontade e gosto de ler e comentar. Mas mais importante de tudo é preciso manter-se sempre fiel às suas raízes e nunca esquecer da principal razão pela qual se criou o blogue...

Obviamente que não seria assim tão simples para um blogger, ou até mesmo para as próprias Marcas. Por vezes uma má parceria pode ditar que o produto não seja devidamente promovido e as coisas azedam.

Grande parte de nós bloggers tem de começar a aceitar que nunca ou dificilmente chegará ao nível do blogger figura pública e aceitar aquilo que é, blogger com ideias próprias e com escrita própria e que isso será sempre positivo. Não temos de ser cópias de ninguém só para podermos ter as mesmas Marcas associadas e produtos gratuitos. Se querem os produtos, trabalhem, ganhem o vosso dinheirinho e comprem aquilo que gostam...

As Marcas não têm de ser nossas "amiguinhas" e oferecer produtos a todas e mais algumas só para manter o círculo de bloggers satisfeito. As Marcas devem enviar os produtos aos bloggers que são realmente influências e que trabalhem verdadeiramente para tal (até porque vejo isso como uma troca de moeda a bem dizer). Elas não dependem de nós para viverem ou crescerem, a verdade é essa. Apenas aceitam trabalhar connosco para seu belo proveito e maioritariamente, para nosso proveito. Ganhamos muito mais em estarmos associados às Marcas do que elas ganharão algum dia por se  a associarem a alguns de nós.

Pensem nisso e acima de tudo pensem sempre antes de debitarem ódio contra as Marcas e colegas bloggers (Haters that´s for you!).

Um abraço,

O Gordo.

O Gordo tem nome

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