O Gordo vira Grosso


É tempo de mudar!

Com isto não estou a querer entrar em modo de campanha eleitoral como os representantes dos vários partidos políticos que nos dias de hoje vêm com as mãos e a boca carregadas de prendas e promessas (same old shit). Aquilo que é preciso mudar verdadeiramente é a nossa saúde, é a forma como nós próprios vemos o nosso corpo, é a nossa vida que está em causa! 
Vamos por fim aos tempos em que ficar colados ao sofá a ver tv enquanto deixamos a vida passar-nos ao lado eram a nossa única opção. Vamos parar de esconder as nossas frustrações, derrotas, medos e inseguranças atrás de uma barra de chocolate ou de uma ida a um determinado restaurante de junk food. Vamos acabar com a imagem de derrotados, de incapacitados e de conformados com a vida que escolhemos.

Sejamos sinceros, e atentem nos pontos que vos vou colocar em seguida:

  • É normal que grande parte de nós viva grande parte da sua vida com um peso acima da média;
  • É normal que grande parte de nós chegue aos 50 e tenha já uma barriga proeminente (não é só barriga de cerveja pessoal);
  • É normal que a tenra idade tenhamos já indícios de Colestrol elevado ou de Hipertensão Arterial (fruto das más escolhas alimentares);
  • É normal termos dores de costas diariamente (muitas das vezes que são impeditivas de nos mexermos);
  • É normal que o nosso sono seja irregular (demoramos a adormecer e passadas 3 horas já estamos a acordar novamente);
  • É normal tomarmos carradas de medicamentos diários para controlar todas as maleitas que referi anteriormente.

Sim todos estes pontos referidos anteriormente são, para a maior parte da nossa população, caracteristicas absolutamente NORMAIS nos dias que correrm, mas atenção se pensam "Ah então se é normal eu ter isto tudo, que por acaso até tenho, está tudo bem comigo. É a vida.".

Estão profundamente enganados porque esta normalidade NÃO É NATURAL!!!

  • Não é natural que o nosso pequeno almoço seja composto por um copo de água e mais 4 comprimidos para diversas maleitas (colestrol, hipertensão, entre outros) para além do protector gástrico;
  • Não é natural que tenhamos veias (e por vezes até artérias) obstruídas aos 50 anos;
  • Não é natural que nos custe apertas uns cordões só porque para isso precisamos de nos baixar e a barriga impede-nos de alcançar os ditos cordões;
  • Não é natural que o simples respirar seja extremamente difícil;
  • Não é natural termos uma pele tão envelhecida e cheia de rugas numa idade tão precoce;
  • Não é natural termos dores de costas que nos impedem de realizar variadissimas tarefas do dia a dia.

"Mas e qual é a solução? Vai dar muito trabalho? Nesta idade secalhar já nem vale a pena dar-me ao trabalho."

Todos podemos ser muito mais do que apenas O Gordo que não conseque apertar os cordões, ou O Gordo que não consegue encontrar roupa para vestir, ou O Gordo que vai para a praia e não tira a t-shirt, ou o O Gordo que precisa de tomar inúmeros medicamentos para estabilizar os níveis de insulina, ou o Gordo que não consegue ter uma vida feliz e usufruir do mundo como o resto da população.

Não nos podemos deixar levar pelo conformismo nem pelo facilitismo. É fácil ser gordo (vamos ao Mac. todos os dias e em pouco tempo parecemos uns balões); é fácil escondermo-nos atrás daquilo que nos conforta e não enfrentarmos os desafios que a vida nos coloca; é fácil olharmos para nós e apesar de não gostarmos do que vemos, fazemos de conta que não somos nós. 

O difícil é enfrentar os medos internos e a vergonha de encarar aqueles olhares de espanto quando vamos às Academias ou Health Clubs (se é isso que sentem, então mudem de Academia, não pensem que por terem tido uma má experiência numa, que o mesmo se vai passar na outra, porque não vai!); Difícil é lutar contra o descontrolo alimentar (é difícil para quem comia 5 pratos ao almoço passar a comer 1 apenas e ter de por no mesmo prato proteína e hidratos de carbono numa metade do prato e na outra metade "apenas" colocar legumes e vegetais); Difícil é querer sair da zona do conforto e passar para a zona do desconforto (sair do conforto do sofá e ir para a rua ou para o ginásio treinar). 

É difícil sim (digo-o por experiência própria), mas não é Impossível!!!!

Para deixar o Gordo para trás e começar a ter visões mais reais do Grosso que há em todos nós (termo mais utilizado no norte do país para descrever um homem musculado e em boa forma física), é preciso mudar de vida e acima de tudo querer viver com qualidade. Para isso basta apenas fazer duas alterações nas vossas vidas (só duas? sim é verdade):

  1. A primeira e mais importante: Mudem os vossos hábitos alimentares já. Comam de forma regrada, mas sem restrições (podem comer hidratos de carbono às refeições, mas o vosso corpo para trabalhar correctamente não precisa de consumir 5 pratos de arroz a cada refeição, 1 a 2 colheres de sopa bastam). Não se orientem pelas revistas que tentam vender umas Dietas Loucas onde vos tentam vender um produto qualquer que vos faz perder peso em poucos dias (se acham pouco provável ou pouco natural, então é porque é mentira). Consultem um nutricionista preferencialmente que vos possa prescrever a alimentação adequada ao vosso caso em particular.
  2. Em segundo lugar e também de grande importância: Pratiquem exercício físico com regularidade (não apenas nos meses do verão em que esperam pelos milagres que nunca chegam a acontecer). Consultem os ginásios locais e vejam aquele que vos dá mais garantias de atingirem os vossos objetivos de forma saudável e atingível. Se tiverem possibilidade ou então a oportunidad, não deixem de experimentar o treino com os Personal Trainers do vosso Health Club de eleição (são eles as pessoas mais indicadas para que o vosso treino seja o mais completo, preciso, eficaz, seguro e motivador possível).
Não deixem a vossa vida, ou a dos vossos filhos passar-vos ao lado só porque foram fracos e desistiram à primeira tentativa. A vida é feita de obstáculos que teremos de ultrapassar para podermos avançar, caso contrário não saímos do lugar, ou pior recuamos. Sejam lutadores e enfrentem os vossos medos, enfrentem novos desafios e lutem por ter uma maior qualidade de vida! Afinal só temos uma e temos de ser capazes de transformar o nosso corpo na melhor máquina possível!

O que é que vocês preferem para o vosso futuro? Viver como o homem da esquerda (sem vontade de viver e sem qualidade de vida), ou como o homem da direita (cheio de energia e com melhor qualidade de vida)?



Um abraço,

O Gordo.











O Gordo tem nome

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto.
    Não sofro de obesidade nem de problemas de saúde ligados ao peso, mas gostava de perder peso e tem sido muito dificil mesmo.
    A alimentação continua a ser o meu maior problema.
    Mas depois da alimentação vem o exercício que pratico de forma regular , mas que não me tem dado resultados. E muito sinceramente estou numa fase de tal desmotivação que estou a considerar desistir de andar no ginásio. Ando lá há 3 anos com treinos personalizados, mas não perdi uma grama. Poderá ser apenas da alimentação ou estarei a fazer algo de errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Melody Moon,

      Antes de mais quero agradecer por teres tirado um pouco do teu tempo para visitares o meu blog e comentar.

      De facto o corpo humano é uma máquina muito complexa, mas também a torna muito confusa. Não tenho receitas milagrosas nem uma resposta exacta para fazer com que atinjas os teus objetivos mais rapidamente.

      A alimentação é sem sombra de dúvidas o factor mais importante para que consigamos atingir os nossos objetivos, sejam eles a perda de peso (massa gorda), o aumento da massa magra (músculos), a tonificação ou a simples manutenção. Aquilo que comemos influencia aquilo que vamos ser. Só para que tenhas uma pequena noção, a alimentação representa cerca de 70% da construção do nosso corpo, os restantes 30% estão ao encargo da actividade física regular.

      Em primeiro lugar, e uma vez que me confirmas que tens tido grandes problemas no que diz respeito à alimentação, aconcelho-te a consultares o nutricionista residente do ginásio que frequentas. Acredita que vai ser uma grande ajuda. E tens mesmo de ser honesta a dizer aquilo que comes diariamente para que a ajuda possa ter efeitos práticos.

      Em segundo lugar, desistir de praticar exercício físico seria a pior coisa que poderias fazer. É através da prática regular e principalmente orientada por um especialista que conseguirás atingir os teus objetivos (objetivos reais claro). O teu personal trainer é certamente uma pessoa especializada na área e poderá ajudar-te e educar-te da melhor forma a atingires os teus obejtivos (neste caso são a perda de massa gorda). É frequente ouvir que se pratica exercício físico regular, mas não se perde um grama sequer.

      Um dos grandes problemas é que a população em geral está automatizada para apenas ver o peso corporal como o único preditor para confirmar se os objetivos que se pretendem atingir estão ou não a ser alcançados. Na verdade, o peso é o factor menos relevante, uma vez que o nosso peso corporal é composto por variadíssimos parâmetros (massa gorda, massa magra, massa óssea, líquidos) e não é possível haver uma correcta orientação se olharmos apenas e só para a a balaça.

      Apesar de não teres perdido um grama sequer durante estes 3 anos em que já treinas, não quer dizer por si só que não estás mais saudável ou que não estas a conseguir atingir os teus objetivos. Muito provavelmente já deves sentir o teu corpo mais tonificado, a roupa já deve estar mais larga (especialmente as calças), e acima de tudo já deves ser capaz de fazer várias tarefas diárias sem que chegues ao fim do dia exausta e cheia de dores no corpo. A tua mobilidade certamente que melhorou consideravelmente.

      Creio que a melhor opção será tentares ver o que está a falhar no teu plano alimentar. O que é que podes mudar para que consigas perder as tais gordurinhas que ainda te incomodam. E claro, fala com o teu Personal Trainer e explica-lhe o motivo da tua preocupação e a razão pela qual estás mais desmotivada. Nada que uma alteração do planeamento do teu treino não consiga resolver rapidamente e aumentar logo os teus níveis de motivação e satisfação no treino.

      Espero ter-te sido útil. Ficarei a aguardar por um feedback teu.

      Um beijinho,

      O Gordo.

      Eliminar

Instagram