O Gordo vai Descalço

Durante toda a minha vida sempre me senti à parte, porque nunca conseguia usar sapatos apertados que fizessem com que os dedos dos meus dedos dos pés se amarfanhassem todos só para que o meu pé conseguisse caber num número abaixo do meu tamanho real de calçado, ou então porque nunca me deixei levar pelo que as modas ditavam ou pelo marketing abusivo (também porque não tinha dinheiro para isso) que nos fazia querer comprar a todo o custo as belas das Shoks (com umas molas na zona do calcanhar que mais parecia estarmos a caminhar num trampolim), ou então as Shape ups que tentavam dar uma ilusão de que andarmos sobre umas plataformas altíssimas com uma sola a pressionar a nossa ponte plantar era super confortável e bom para a nossa saúde.

Eu sempre fui do tipo de homem que usava o calçado que fosse primeiramente confortável, mas acima de tudo que permitisse que os meus ricos dedos andassem livremente e não se sentissem como uma família de 5 a viver num T0. Sempre gostei de usar calçado mais raso, muito maleável e com boa respirabilidade (sim porque todos os pés transpiram). E sim os meus pés pareciam uns pequenos barcos!

Ao fim destes anos todos apercebi-me que afinal é o resto da população que andou absoltamente errada no que diz respeito à forma como se deveriam calçar. E perguntam-me porque? Vou responder-vos com exemplos práticos que vos vão deixar a pensar por um pouco.

Já alguma vez pararam para se focarem nos vossos pés? E não me direciono ao público que tem fetiches com os pés. Algum de vocês consegue controlar todos os dedos dos vossos pés? Conseguem afastar o Halux (dedo grande do pé) dos restantes dedos? Conseguem afasta-los todos uns dos outros? Conseguem levantar apenas o Halux e baixar os restantes dedos e vice-versa? 

Pois a reposta creio que será clara. Quase nenhum de nós consegue ter controlo sobre os nossos pés. E isso é algo de muito alarmante. Como se sentiriam se tentassem mexer os dedos das vossas mãos e eles estivessem completamente imóveis e pressionados uns nos outros? Certamente que não iriam gostar. Então porque é que permitem que os vossos dedos dos pés sofram dessa forma?

Sabiam também que os nossos pés não são normais? Vejam estas imagens e fiquem esclarecidos:

A imagem da direita é a típica imagem do homem moderno (o típico Advogado ou Engenheiro) e como podem ver, os seus dedos ficam confinados a um espaço minúsculo. Certamente que estes pés não têm qualquer mobilidade e consequentemente o mais provável é que cause dores de costas e dores articulares (sim porque os pés existem para absorver o impacto e quando não o fazem correctamente, alguém tem de pagar a fatura).

A imagem da esquerda é referente a um pé de um indivíduo que não utiliza calçado. Que é livre e provavelmente também vive na natureza (vejam os dedos dos pés bem afastados uns dos outros e o Hálux alinhado com a linha interna do pé). Este é um pé com grande mobilidade e que é capaz de absorver da melhor forma todos os impactos que o nosso corpo tem de suportar. 

Vejam a diferença que o calçado faz então na vossa corrida: 


De que estão à espera para largarem os sapatos apertados ou as sapatilhas de sola altíssima e passarem a utilizar um calçado mais apropriado. Com isto não quero dizer para começarem a andar descalços na rua (nem isso seria benéfico para vocês). Aquilo que sugiro é que em vez de andarem com calçado com uma sola de 5 cm de altura na zona do calcanhar e que se afunilam à frente, reduzam para outra com apenas 2 cm de altura e larga à frente. Deixem o vosso pé adaptar-se a esse novo calçado e quando se sentirem confortáveis experimentem utilizar este calçado. Vão ver que a diferença vai ser imensa e vão ficar surpreendidos. Os vossos pés vão agradecer-vos e acima de tudo, as vossas costas e joelhos vão parar de vos incomodar.

Façam o teste e digam-me como correu ok?

Um abraço,

O Gordo.

O Gordo tem nome

5 comentários:

  1. Ao longo do tempo pensava que tinha um formato de pé muito estranho, largo, dedos afastados.....Depois percebi que era por andar a maior parte do tempo descalça.
    Tão simples quanto isso, adoro andar descalça, sempre que chego a casa é a primeira coisa a fazer.
    É uma desvantagem ter o pé assim? É, porque por exemplo se não escolher bem a sandália o pé, aos lados, sai literalmente da forma da sandália.
    Consigo separar todos os dedos e só consigo mover singularmente (para cima e para baixo) os dedos extremos.
    Gostei do post não é algo comum na comunidade blogger hoje em dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, como estás?
      Antes de mais muito obrigado pelo teu interesse no meu blog, e neste post em particular. Fico extremamente contente por saber que abordo temas mais comuns do que aquilo que imagino.

      Pois bem, é muito usual que pensemos que está algo de errado connosco, apenas porque fugimos à normalidade. Mas no teu caso trata-se exactamente do contrário. Tu fazes parte da naturalidade e do que deveria ser normal. O teu pé é largo, com os dedos afastados entre si. Óptimo! Significa que o teu peso corporal é suportado pelos teus pés de forma equilibrada e não apenas pelo calcanhar como a maioria da população moderna.

      E por que é que isso é bom?
      Porque por teres o formato dos teus pés assim como são, a probabilidade de teres dores lombares, dores nas articulações dos teus joelhos, ou teres até problemas futuros com o teu Tendão de Aquiles, vai ser muito menor.

      No que diz respeito à mobilidade dos teus pés e respectivos dedos, existem várias formas de estimular o movimento de todos os teus dedos. São exercícios muito simples que podes fazê-los em tua casa. Pesquiza por TOE-GA (ou yoga para os pés) e vais ver que em poucos minutos vais notar uma notória diferença no controlo dos teus dedos dos pés.

      Aconselho-te a andares o máximo de tempo que puderes descalça, e nada melhor do que fazê-lo nas nossas casas. Quanto à escolha de um tipo de calçado específico, sei bem que não serei a melhor pessoa para te ajudar nesse departamento (muito provalvemente um conselho feminino será melhor), mas apenas te posso sugerir que escolhas calçado que se ajuste ao teu pé e não o contrário, e acima de tudo que seja confortável para usares ao longo do dia.

      Espero ter sido uma boa ajuda e ter conseguido responder às tuas questões.

      Um beijinho,

      O Gordo.

      Eliminar
  2. Gostei do que li. Blog bastante interessante e a abordagem dos temas é muito abrangente e pertinente para o dia-a-dia das pessoas. Muitos Parabéns :)

    Quanto a este post em particular, algo que me dá "bastante prazer" é chegar a casa e descalçar-me. Acho que não há nada mais agradável que isso. Quanto à mobilidade dos dedos, consigo separa-los todos e mover o halux isoladamente para cima e os restantes para baixo e vice-versa (penso que serei um sortudo :) )

    Fico ansioso para ver novos posts teus e, sem dúvida, ganhaste mais um seguidor ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo Rodrigues.

      Antes de mais quero agradecer-te imenso pelo teu comentário. Fico muito satisfeito por saber que os meus temas são pertinentes para mais pessoas.

      Eu também sou como tu, adoro tirar o calçado (frequentemente sapatilhas) e andar descalço pela casa. Sinto um alívio instantâneo mal sinto o chão com os meus pés descalços.

      Ultimamente tenho utilizado umas pantufas (daquelas com muito volume oferecidas no Natal) que para além do conforto, me aquecem os pés.

      Espero que continues a seguir os posts que vou deixando e que deixes também o teu comentário ;)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Acredita que irei acompanhar o blogue ;)

      Pantufas também gosto mas só nos dias de Inverno verdadeiramente frio (a minha estação do ano favorita, embora toda a gente pense que sou doente por gostar do Inverno) lol

      E uma vez que comecei há pouco mais de meio ano a minha demanda à procura de um estilo de vida mais saudável (identifico me contigo porque eu sempre fui gordo até há bem pouco tempo e desde então perdi algum peso) vou olhar para o teu blogue com mais atenção.

      Abraço.

      www.opinguimsemasas.blogspot.com
      www.perfectskin.pt

      Eliminar

Instagram