Porto Restaurant Week 2015 - Portucale


Hoje venho partilhar convosco a minha primeira experiência pelo Porto Restaurant Week, desta feita, num dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto, o restaurante Portucale (finalmente consegui ter uma das raras oportunidades de poder sentar-me num dos locais mais magníficos da cidade do Porto - Obrigado Restaurant Week e thefork!).

Para aqueles mais distraidos, a Restaurant Week 2015 é um evento organizado pelo thefork. Trata-se de uma forma única de podermos ter acesso, a um custo relativamente baixo, a restaurantes de Lisboa e do Porto muito conceituados. Para além disso, esta iniciativa tem também uma preocupação social relevante. O preço por cada pessoa fixa-se nos 20€, sendo que 2€ serão distribuidos entre duas associações distintas: a ACREDITAR e a OPERAÇÃO NARIZ VERMELHO.

Eu tive o prazer de ter sido um dos escolhidos para fazer parte desta inciativa e decidi mostrar-vos como foi a minha experiência. Acompanhem-me nesta jornada:

O simples facto de poder ter o prazer de partilhar esta magnífica vista para a cidade do Porto com a minha cara metade, já seria por si só o ponto alto do dia. Mas a verdade é que dada a qualidade gastronómica a vista ficou para segundo plano.

O ambiente maravilhoso criado por todos os profissionais que fazem parte e dão a cara pelo Portucale, com uma simpatia extrema, muito atenciosos e sempre cuidadosos (especialmente no momento em que levantavam os pratos e passavam o aspirador manual - adoramos!!!) é um ponto claramente a favor deste restaurante. 

Mas falemos do Menu: Simplesmente maravilhoso e preparado com muito cuidado e atenção aos detalhes. Cumprimentos ao chef pelos pratos inesquecíveis que nos serviu!

Aqui vos deixo alguns apontamentos da minha experiência para que possam, também vocês, visitar este espaço.


A vista
  • Haverá outro local no Porto com uma vista tão ou mais bonita do que a deste restaurante? Eu duvido. Oportunidade única de termos o Porto aos nossos pés.

A entrada (opção dos dois)
  • Crepe de camarão sobre rúcula.
OpiniãoPrato muito bem executado. O crepe estava crocante, quente e com camarão no interior cozinhado na perfeição. A salada estava muito bem temperada e com uma harmonia de sabores e contrastes de cores muito apelativos.


O prato principal (1ª opção escolhida)
  • Naco de novilho com molho de cebola e framboesa.
 OpiniãoCarne desfazia-se com um simples toque da faca. A carne estava magistralmente cozinhada e o seu sabor era sublime.


O prato principal (2ª opção escolhida)
  • Veado em vinho tinto.
Opinião: Prato honesto, com sabores simples mas intensos. Carne tenra e legumes crocantes.


A sobremesa (1ª opção escolhida)
  • Sopa de frutos vermelhos com sorvete de lima.
Opinião: Uma das melhores sobremesas que já comemos. Este prato passa verdade. O sabor era a frutos vermelhos e tinha mesmo frutos vermelhos. O gelado de lima foi uma óptima opção para contrastar com os frutos vermelhos. Ficava feliz se pudesse comer isto todos os dias :)


A sobremesa (2ª opção escolhida)
  • Toucinho-do-céu com shot de mousse de manga.
Opinião: O pecado da gula num prato só. Toucinho-do-céu irrepreensível. O shot de mousse de manga estava divinal.


Para terminar, posso apenas dizer que foi uma experiência inesquecível. Ficarei a aguardar ansiosamente por uma nova oportunidade para voltar a este local. A qualidade dos produtos, a simpatia de todos os profissionais, o espaço acolhedor e a magnificência da vista sobre o Porto são factores suficientes para fazer desta uma experiência a repetir.

Um abraço,

O Gordo.

O Gordo tem nome

4 comentários:

  1. O toucinho-do-céu tem um aspeeeeeeeeeeeeeecto divinal. Pena não se poder comer todos os dias ;)

    Mais uma vez parabéns pelo post

    Abraço,

    www.opinguimsemasas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aspecto é magnífico, mas o sabor foi ainda melhor. Especialmente do conteúdo que estava no copo (uma mousse de manga deliciosa).

      Eliminar
  2. Ninguém merece ver estas coisas sem comer :(
    Opa que bommm

    xoxo ❤, Sophie*
    http://www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  3. gostava imenso de por aqui um Stich a lamber a tela mas não encontro o GIF xD Isso não se faz ok?! Também gostas que to façam?! Ahaha gostei muito! Os pratos têm um aspeto maravilhoso! Parabéns pelo blog ;)
    Instagram | Facebook | Catrrine | Shop

    ResponderEliminar

Instagram