Bloggers vs Brands - Round Two


Hoje entramos no segundo round entre bloggers e Brand...

E decidi então trazer-vos a minha visão sobre aquelas bloggers denominadas pelo comum mortal de "Haters for life"!


Sempre que começo a entrar numa fase de maior cansaço e stress, surge um impulso imediato de analisar (dar o cheiras) a secção de grupos dedicados a bloggers. E perguntam-me o que é que tem de interessante isso?


Pois bem, hoje vou desvendar-vos o porquê das minhas visitas virtuais a estes espaços...

Tudo começa quando estas aclamadas bloggers sabem que as Marcas estão prestes a entrar na fase que todas as pessoas do mundo das redes sociais gostam (o envio de novos produtos; ou melhor na época de novos lançamentos e aberturas de loja e consequentemente convites para visitarem as mesmas e receberem os presentinhos). Esta é a fase em que algumas das bloggers assumem uma postura que eu gosto de chamar de "passar a mão no pelo" das Marcas e tecem enormes elogios acerca dos seus novos produtos (claramente no intuito de serem convidadas para irem aos eventos ou de pelo menos receber um presentinho). Nestas alturas a minha visão criada em torno destas Bloggers é a seguinte:


("Olá meninas, hoje venho apresentar-vos a minha marca nº 1. Não vivo sem ela. Tem coisas fabulosas...não acham???")


...e consequentemente as Marcas reagem desta forma:

("ohhhh que simpática. Vou mandar-lhe uma coisinha só pelo gesto querido e preocupado.")

Mas depois surge o momento em que, mesmo recebendo o presentinho amavelmente cedido pela Marca, a blogger está insaciada e quer mais (pobre e mal agradecida)...

("Só me enviaram isto? Ainda por cima nem era o que gostava mais, mas lá vou eu ter de dizer muito bem disto para continuar a receber coisinhas. Ao menos é de graça!")

Pior que isso é aquela altura em que a blogger se apercebe que não recebeu o convite da Marca para a abertura de um novo espaço ou para uma nova campanha...e naturalmente sente-se posta de parte (claramente vítima de bulling). "Como é possível? Eu que recebo sempre os produtos e partilho-os no meu blog com os meus seguidores (com uma descrição pobre e sem graça). É à minha custa que a Marca está onde está, por minha causa e dos meus seguidores (tens 13 ou 14 e apenas 1 comprou o produto à tua custa, a tua BFF está claro). 

E é nesta altura que as coisas começam verdadeiramente a azedar...As haters unem-se por uma causa, criam um grupo fechado e comunicam entre si sobre aquelas bloggers que recebem os convites.

("O quê, aquela recebeu um convite/produto e eu não????")


("Ai que já me estou a passar...")

E agora entram as desculpas mentais para justificar estas reações incríveis:
"aposto que é cunha..."
"ainda por cima é gorda, ou magra, ou feia..."

E é neste momento que saem aquelas barbaridades destas bocas (claramente alguém que fala antes sequer de pensar no que vai dizer e na repercussão que isso lhe trará):

("Estou super desiludida com a Marca...para mim acabou! Nunca mais!")



E neste momento as expressões que me saem enquanto analiso os inúmeros comentários depreciativos e tentativas de denegrir quem é nitidamente superior às haters:


(A sério? Estás mesmo a dizer isso de uma Marca que claramente fez de ti quem tu és e te ajudou a ganhar seguidores que nunca conseguirias de outro modo? Dumb ass...)

....e aquele momento em que leio já a parte dos insultos às Marcas e a outras bloggers que só por serem melhores do que estas ressabiadas já servem como alvo...chegando ao ponto de afirmarm a sua enorme e profunda desilusão com a Marca:


(say what?)


(não disseste isso!)


(e não é que disseste mesmo? Wrong words!)


Olhando para a perspectiva das Marcas após esta reação das bloggers, acredito que a verdadeira expressão é esta:

("Ficaste chateada?ohhhh coitadinha...I really don´t care!")


Mas na verdade aquilo que demonstram perante a comunidade blogger é isto:

("Pedimos imensas desculpas por não termos a capacidade de satisfazer todos os pedidos minhas queridas, mas não fiquem com má impressão. O que é que podemos fazer para vos ajudar?")

Tendo em conta que existem Marcas que são genuinamente simpáticas e que se preocupam sinceramente com os seus parceiros, aquilo que fazem nestas situações é enviar em primeiro lugar um pedido de desculpas a todas as ressabiadas e de seguida certamente que lhe chegará a casa "miminho" daquelas parceiras sedentas de sangue! E antes destas ressabiadas receberem a tal prenda, não se contentam com um simples pedido de desculpas, como está claro. O resultado após leitura das desculpas por parte das Marcas é este:


("...palminhas para ti, como se um pedido de desculpas bastasse! Paninhos quentes comigo não funciona minha menina!")



Mas uns dias depois lá toca o carteiro à porta e não é que é o bem dito "miminho" daquela Marca tão odiada? E qual é a reação da blogger ressabiada? Vejam:

(correio para mim? Será que é uma encomenda?)

("Oh meu Deus! A Marca mandou-me produtos incríveis...sempre amei esta Marca. É  a minha preferida. Vou já fazer um post! Que fofa esta Marca!")


e eu fico tipo:






E pronto depois de toda esta emoção da vida real, geralmente sinto-me bastante melhor e vou continuar a minha vida atarefada já com um ar mais leve.

Serei o único???









O Gordo tem nome

4 comentários:

  1. Nós conseguimos ver completamente o que tu vês! Sublinhamos tudo o que escreveste e não diríamos melhor. Mas achamos que há material para mais rounds... Quando se queixam que não recebem nada e no momento seguinte se juntam para críticar aquela que contactou a marca para ter algo para os seus leitores? Citando "Eu o que tenho fui eu que comprei. As marcas não têm que dar nada aos blogues pq este ainda é tão pequeno quanto o meu. Ainda só começou há um ano ou dois e tem 3 mil seguidores no fb como eu que já cá ando há cinco, mas não precisei de marcas. Assim é que devia ser. Uma vez pedi e negaram e eu percebi que não precisava deles". You mean como tu não conseguiste e/ ou desististe à primeira és melhor que os outros? Ser melhor ou pior não tem nada a ver com o de seguidores e hoje em dia nada tem a ver com parcerias também. Isso devia ser óbvio para todos e não importar assim tanto. Contudo, se importa, então não tentem rebaixar os outros para sair por cima. Lutem por vocês e não contra os outros, girls

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    1. Antes de mais agradeço a ambos pela visita e claro pela vossa opinião...

      Fiquei agradado por perceber que não sou a única pessoa a achar esta situação no mínimo caricata.

      Eu consigo viver sem as "Brands" até porque a minha vida é muito mais do que o blog. E acima de tudo consigo perceber que existem bloggers que se enquadram perfeitamente no mundo do marketing e são uma mais valia para as "Brands".

      Eu provavelmente não serei um dos bloggers com Marcas associadas a mim, simplesmente porque não me dedico o suficiente para tal. Mas claro que não ficava nada chateado se uma vez por outra recebesse um presentinho, quem não gosta?!

      Para já o meu objetivo é apenas deixar alguns desabafos, conselhos e opções de vida para quem as quiser receber, nem que seja eu mesmo.

      Um abraço e uma vez mais obrigado.

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  2. Subscrevo tudo aquilo que disseste tanto neste post como no outro que já fizeste. A questão passa também quando a Blogger quer utilizar o produto de determinada Marca a todo o custo (mesmo não sendo apropriada para a Blogger) e sentem-se revoltadas por não receberem nada e sim, começam com coisas do género "se aquela recebe porque não recebo também?".

    Deixa-me contar-te uma história enquanto Marca: recebi aqui há algum tempo um email de uma Blogger a pedir parceria. Não conhecia a minha Marca de lado nenhum, nunca a tinha referido em nenhum post nem em nenhum lado mas queria muito ser parceira da minha Marca (digamos: só porque sim?). Após alguns emails com ela, a Blogger exigiu-me (sem exageros que digo isto) que lhe enviasse produtos para ela experimentar (pois só assim é que fazia sentido a parceria) e enviar-lhe produtos para ela sortear pelos seus seguidores. Achei isto a maior lata e a maior cara-de-pau e sem-noção.

    Isto sim, preocupa-me pois há pessoas que não olham a meios nem pensam no quão ridículos conseguem ser. Mais, só criaram um blogue para receberem miminhos. Quando para mim ser blogger e comunicar, partilhar experiências e "conviver" virtualmente.

    Gostei deste texto e fico à espera da sequela ;)

    Abraço,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

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    1. Bem Ricardo, creio que o termo que utilizas-te não poderia ter sido mais bem escolhido: "cara-de-pau".

      Às vezes este tipo de bloggers tem mesmo de ser posta no seu sítio e precisa de ouvir umas realidades um pouco duras para a sua pequena mente.

      Muito obrigado pelo teu testemunho e compreensão relativamente ao meu post.

      Um abraço,

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