O Gordo à espera de uma colocação

É angustiante e desesperante esta espera que abala todos os docentes, em particular nós os docentes da área da Educação Física e do Desporto. Já não faltava sermos encarados como meros funcionários ou técnicos incumbidos de tomar conta dos "alunos" por um determinado período de tempo (aquilo a que geralmente se chamam blocos nas restantes áreas de ensino) e que muitos tendem a continuar a designa-los como os "intervalos prolongados" onde os meninos descarregam as energias enquanto jogam um pouco à bola, para que depois possam finalmente estar calmos nas restantes aulas que terão pela frente.

Mas a verdade é que somos nós, os Professores de Educação Física, que para além de leccionarmos a matéria pela qual nos formamos (Atletismo, Andebol, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica, Natação, Ténis, entre outros...), temos também de ter a capacidade de desempenhar variadíssimos papéis, como os de psicólogo, sociólogo, amigo educador e exemplo a seguir.

Conseguimos fazer tudo isso durante o curto tempo que nos é dado para estar com os alunos. E digo curto porque nós infelizmente temos também de ter em conta que os nossos alunos vão precisar de tirar algum tempo da nossa aula para se poderem equipar antes da aula e higienizar após a aula. Em oposição, uma pequena parte dos restantes professores das outras áreas de ensino limitam-se a debitar matéria (alguns deles sem terem a preocupação de saber se essa mesma matéria está a ser devidamente transmitida aos seus alunos). 

Somos capazes de motivar os vossos filhos, de os fazer querer ir à escola e em  geralmente sermos apelidados como os Professores preferidos (aos restantes docentes, roam-se de inveja). Apesar de todos estes pontos que acabei de enunciar, a vida de um docente não é nada fácil, especialmente durante este período. Vivemos num mercado absolutamente sobrecarregado, em que dificilmente conseguimos uma colocação (principalmente os que, como eu, iniciam a sua carreira como docente). Estes são os dias em que ansiosamente aguardamos por um telefonema que nos reencaminhe para uma entrevista de avaliação e quem sabe uma possível colocação numa determinada escola do nosso país. 

Enquanto isso, resta-nos continuar com a nossa vida, tanto a nível pessoal como profissional. Eu por exemplo, posso dizer que já dei início a uma nova época competitiva com os meus atletas de Andebol.



Abraços,

O Gordo.



O Gordo tem nome

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram