Tal Pai, Tal Filho


Pai/Mãe, pare de assobiar para o lado e ignorar aquilo pelo qual você é o/a principal culpado/a. Lute contra a obesidade infantil.

Sabia que na nossa terrinha à beira mar plantada, uma em cada três crianças tem excesso de peso? Segundo o estudo já com dois anos (2013-2014) da APCOI e que contou com uma das maiores amostras neste tipo de investigação (18.374 crianças mais especificamente): 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8% são OBESAS.

É verdadeiramente alarmante saber que esta epidemia tem vindo a sofrer um crescimento descontrolado. Mas a mudança depende exclusivamente de si!!! E pergunta-me, "Eu? porquê? O que é que eu tenho a ver com isso?".

Pois bem, então deixo aqui uma série de questões que julgo pertinentes:
Quem é a pessoa responsável pela boa/má alimentação dos seus filhos?
Quem é que geralmente cede quando o seu filho lhe pede um doce, ou uma ida a um determinado restaurante de fast/junk food?
Quem é que faz as compras no supermercado, trazendo para casa uma panóplia de artigos adquiridos segundo um determinado anúncio publicitário visto pelo seu filho?
Quem é que se esconde por trás das habituais desculpas como o: "ah eu não tenho tempo para nada, já é tão tarde, vamos ali ao drive";  o miúdo não se calava nem um bocado e tive de lhe dar isto para ver se ele sossega"; "filho o que é que queres comer hoje?; és tu que escolhes."; "não queres comer sopa? pronto hoje deixo passar, come lá as batatas, queres ketchup?".

Para todas estas perguntas, apenas uma resposta, é VOCÊ!!!

Está na hora de mudar, por si, pelo seu filho e pela nossa sociedade. 

Seja um exemplo para o seu filho, compita contra um Cristiano Ronaldo e torne-se você o ídolo dele. 
Saia do sofá e do conforto e vá para a rua, aproveite os maravilhosos espaços abertos e o clima que só o nosso país consegue ter. Pare de ir pelos caminhos mais fáceis e ultrapasse as barreiras que vão sendo construídas no decorrer da sua vida. Deixe lá a novela ou o jogo de futebol em paz e ganhe tempo de qualidade com o seu filho (vá andar de bicicleta pela praia ou pelos parques); vá fazer uma caminhada enquanto conversa com o seu filho sobre o seu dia, faça a vontade ao seu filho e inscreva-o num clube local, fique a assistir ao seu treino (mas sem interromper o treino por favor - conselho de treinador) e no fim diga-lhe o quão bom ele foi; Não fique na cama até mais tarde ao fim-de-semana, não deixe que o seu filho fique horas a fio ao computador ou a ver tv, leve-o a uma biblioteca a ler um livro do seu agrado, seja criativo, leve-o a pescar se for o caso. Mas não fique parado de braços cruzados. Mexa-se e faça o seu filho mexer-se.

Não deixe que o seu filho veja em si um desistente ou um derrotado, faça-o ver que é um lutador, um herói e um exemplo de vida. Torne-o numa criança saudável, feliz e resiliente, sendo você mesmo uma pessoa saudável e activa com boas práticas alimentares e desportivas. E não menos importante, faça por ter qualidade de vida e poder estar presente na vida do seu filho e até mesmo dos seus netos e bisnetos.



O Gordo tem nome

1 comentário:

Instagram