SUPER-ALIMENTOS, para que servem afinal?

São inúmeros os alimentos existentes no nosso mercado com a conotação de super-alimentos, mas a questão que se coloca é, para que é que servem estes alimentos?

Pois bem, a resposta não é assim tão simples quanto isso. Cada um deles tem um objetivo próprio e nenhum deles é dar a imortalidade, mas em contrapartida, ajudam a retardar a nossa mortalidade. Todos eles têm influência directa na prevenção de doenças crónicas (diabetes, artrite, hipertensão, etc.)

E que alimentos devemos comer então?

Todos eles são óptimas escolhas para aplicar nas nossas refeições diárias. Vou dar-vos algumas sugestões e os respectivos efeitos do consumo (nunca excessivo) destes alimentos:

Abacate:

  • Muito saciante (o fruto com maior teor proteico), excelente aliado na prevenção e controlo de patologias relacionadas com o peso. Contém ácido oleico que é o responsável pelo aumento do bom colesterol (HDL) e a diminuição do mau colesterol (LDL). É também composto por glutationa, um antioxidante capaz de reduzir os níveis de cortisol (a hormona responsável pelo stress). Pode ser tomado pela manhã, ou numa salada de almoço.
Aveia:
  • Um cereal rico em fibras solúveis e insolúveis (promove um óptimo funcionamento intestinal). Ajuda no controlo dos níveis de colesterol. Excelente aliado na perda de peso, o seu moderado índice glicémico ajuda a estabilizar os níveis glicémicos e de insulina. O alimento ideal para o seu pequeno-almoço.
Bagas de Goji:


  • Uma fonte incrível de caratenóides e compostas por todos os aminoácidos essenciais. Óptimas para fortalecer os níveis de imunidade (contém mais concentração de ferro de que o espinafre). Podem juntar ao cereal de pequeno-almoço ou a uma salada. Importante dar preferência às bagas de origel biológca, de forma a evitar consumo de químicos.
Batata-Doce:
  • Super saborosa, com elevadas concentrações de betacaroteno (dái a sua cor), tem também uma forte ação antioxidante. Um dos melhores substitutos da batata, na minha opinião. O seu indíce glicémico é baixo, logo é uma óptima aliada à perda de peso. É rica em minerais, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo (ferro, cálcio, potássio, fósforo). Pode ser um excelente acompanhante de uma proteína á escolha num almoço.
Canela:
  • O benefício mais notável é o da capacidade de reduzir os níveis de açucar no sange. Este alimento contém antioxidantes capazes de ativar os receptores de insulina nas células. Importante também no combate à bactéria Escherichia coli (a causadora da maioria das infeções do trato urinário). Pode ser usado ao pequeno-almoço nos cereais, durante um lanche com um chá ou até mesmo num copo de leite ao deitar.
Gengibre:
  • O alimento ideal para combater a gripe. É também um bom antídoto para os enjoos e náuseas. Ajuda no controlo do colestrol, da pressão arterial e de inflamações relacionadas com a artrite. Muito bom para usar como chá ou em caldos ou canjas.
Nozes:
  • Existem poucos alimentos que sejam tão importantes para o nosso cérebro como é o caso deste. É rico em seretonina (um neurotransmissor que reduz o apetite), vitamina E, magnésio, proteína e fibra. As gorduras contidas neste alimento são óptimas para o controlo de peso e para o combate à depressão. São também contidas por polifenóis anti-inflamatórios. Podem ser consumidas ao pequeno-almoço ou numa outra refeição qualquer. Comer entre 1 a 2 nozes é o suficiente.
Quinoa:
  • Este é um dos alimentos mais completos da lista, é o que tem a capacidade de criar o balanço ideal de proteínas em comparação com outro qualquer grão. É isenta de glutén, e contém doses de ômega 3 e ômega 6 (ácidos gordos). A sua ação anti-oxidante é muito poderosa. Óptima para consumir em saladas ou para acompanhar uma outra fonte protéica. 
Spirulina:
  • Uma alga de água doce. A sua concentração de proteína é bastante superior à encontrada nos animais (65% a 71%). Uma fonte potente desintoxicante (clorofila), com uma forte acção antibacteriana (elimina toxinas do corpo). É também rica em vitaminas e aminoácidos essenciais (A, B1, B2, B6, E e K). Pode ser consumida num batido matinal ou pós-treino, entre 1 a 2 vezes por semana.


Deixei-vos uma lista de alguns dos super alimentos que mais são consumidos aqui em casa. O que acharam? Também são adeptos destes alimentos?

Um abraço,

O Gordo.



O Gordo tem nome

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram