O civismo ficou em casa


Frequentemente tenho de presenciar situações que me deixam profundamente indignado. Pessoas a desrespeitarem sem qualquer pudor o lugar que é destinado a quem realmente necessita dele. Estou a falar-vos naturalmente da utilização indevida dos lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas.


Infelizmente é cada vez mais usual ver todo o tipo de pessoas (novos, velhos, homens e mulheres) a apoderarem-se destes lugares como se fosse algo natural e banal. A falta de civismo no nosso país é gritante, principalmente quando se falamos em ir ao Centro Comercial.

Também é verdade que sempre que estes casos surgem, os seguranças do Centro Comercial, assim que informados da situação, tentam resolver rapidamente o assunto. Mas as pessoas que estão a incumprir com as regras, também fazem sempre de conta que não houvem a matrícula do seu carro a ser chamada pelo sistema de som do espaço. Pessoalmente nunca presenciei a nenhum carro, indevidamente estacionado, a ser multado ou rebocado nestes casos. O que vejo sim são as pessoas, a quem os lugares estão realmente destinados a terem de esperar para que tirem o outro veículo, ou então a terem de ir embora.

Hoje, estive a ver um vídeo que me fez pensar nisto e a expor este tema com vocês. O vídeo que vos falo é de origem Russa, onde também se nota uma clara falta de respeito pelos mais necessitados. Podem vê-lo aqui.

Essencialmente, trata-se de um sistema de vídeo criado para detectar os veículos que estão a infringir a lei e para sensibilizar os condutores, transmite um holograma de uma pessoa com mobilidade reduzida a comunicar com esse condutor. Na minha opinião, este deveria ser também um sistema a implementar no nosso país para que possamos, de uma vez por todas, humanizar os cidadãos.

O que acham desta idéia?

Um abraço,

O Gordo.



O Gordo tem nome

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram